SIC Radical

Perfil

Red Bull Air Race - Última corrida antes do regresso ao Porto

Competição aquece em Kazan

A Red Bull Air Race World Championship viaja no próximo fim de semana (22/23 julho) até à Rússia para entrar na segunda metade da época. Depois da Taça das Confederações e antes do próximo mundial de futebol, Kazan recebe pela primeira vez a mais importante competição de desporto aéreo da atualidade. Um momento decisivo sobretudo para os pilotos empenhados na luta pelo título. Esta é a última corrida antes do regresso ao nosso país, agendado para setembro próximo.

Praticamente desde o arranque da Red Bull Air Race, em 2003, que os fãs russos reclamavam uma etapa nos seus céus. Nos próximos dias 22 e 23 de julho esta pretensão vai ser finalmente correspondida, quando a quinta etapa do Campeonato do Mundo de 2017 chegar a Kazan. Situada na interceção dos rios Volga e Kazanka, a cerca de 800 quilómetros a leste de Moscovo, Kazan é um destino que está em evidência não apenas por receber sobre as suas águas o espetacular traçado da Red Bull Air Race. Esta é a prestigiada capital desportiva da Rússia e o palco da edição de 2018 do Campeonato do Mundo de Futebol. Sem dúvida o ambiente perfeito para colocar em ação, a 370 km/hora, 14 dos melhores pilotos do mundo.

Com apenas quatro corridas por disputar, a presente época está a revelar-se extremamente competitiva. A pressão está a subir, mas para já qualquer uma das equipas envolvidas pode ganhar. No entanto, há uma lista de favoritos que está a emergir, criando diferentes segmentos compactos no ranking. Neste quadro, uma vitória ou uma penalização por exceder o limite de forças G pode mudar tudo na tabela classificativa.

O japonês Yoshihide Muroya, atual líder do Campeonato do Mundo, detém neste momento uma escassa vantagem de dois pontos sobre o checo Martin Šonka. Entretanto a luta pelo terceiro e quarto lugares está ao rubro, já que o canadiano Pete McLeod (3º) e o norte-americano Kirby Chambliss (4º) estão separados por apenas um ponto. Qualquer um deles pode superar Moroya em Kazan. No quinto e sexto lugares, o checo Petr Kopfstein, considerado uma das estrelas em ascensão do momento, e o alemão Matthias Dolderer – o atual Campeão do Mundo – estão empatados em número de pontos. Face aos últimos desaires, Dolderer está pressionado para recuperar a forma que lhe garantiu o título em 2016.

A época de 2017 da Red Bull Air Race World Championship é composta por 8 corridas, regressando a Portugal nos dias 2 e 3 de setembro.

Podes acompanhar esta prova domingo, em direto, a partir das 14h00 na SIC Radical.

nas redes

pesquisar